O que é "release" e como escrever um

Imagem/Reprodução: Google
Release nada mais é do que um texto com informação sugestiva para ser veiculada em alguma mídia (seja na televisão, no jornal impresso ou na internet). Se você é Agente Literário, por exemplo, em algum momento haverá uma informação (lançamento, participação especial em evento, premiações, etc) sobre o escritor para o qual você trabalha, que será importante a divulgação em massa. Como você fará para ter essa tal informação, que promoverá seu cliente, em algum veículo jornalístico? Você enviará um release!

O release é um texto não diferente de matérias que você vê publicadas em sites por aí, até porque existem releases que são publicados na íntegra (isso é errado jornalisticamente falando, pois resulta em vários jornais com o mesto texto, mas acontece!). Ele contém título, subtítulo e texto estruturado em Pirâmide Invertida, onde as informações mais relevantes estão no primeiro parágrafo (conhecido como lead). Deve conter também, no release, sempre que possível, sugestões de fotografias e fontes para entrevistas (com contatos). O release deve ser enviado por email, em seu corpo (nunca em anexo, porque isso complica a vida do Jornalista; o anexo pode acabar nem sendo aberto). 

É importante ressaltar que um bom Assessor irá escrever o release buscando um intermédio entre os interesses do assessorado e o interesse público. Afinal, a informação que ele quer veicular com o release será através do jornalismo e jornalismo é, entre outras coisas, interesse público. É exatamente por isso que, no Brasil, Assessoria de Imprensa é feita por Jornalistas. Existe a necessidade de alguém da área para compreender como os veículos funcionam e qual seria a melhor maneira de transmitir determinada informação em cada um deles.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Sobre o autor: Carlos Rodrigo é Escritor, Fotógrafo e mais um Acadêmico de Jornalismo. Instagram | Twitter Blog

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.